segunda-feira, 30 de maio de 2016

CONSCIÊNCIA E ORGULHO

É difícil conciliar consciência e orgulho. O orgulho normalmente trás em suas entranhas a influência nociva do ego inferior.

Consciência é um nível de evolução que une sabedoria e humildade, por isso a dificuldade em fazer qualquer comparação. Orgulho e consciência são polos opostos.

Um dos polos nos conduz a reconhecer que a vida é feita de altos e baixos, enquanto o outro representa uma satisfação que nem sempre é acompanhada de uma consciência direcionada para a verdade interior, a base de todos os conhecimentos, dons e criatividade que exercemos na fisicalidade.


Não podemos afirmar que sempre o orgulho seja um sentimento negativo, pelo contrário, quando é pautado na satisfação de uma conquista adquirida através de esforço e força de vontade, esse orgulho é válido, até mesmo porque o homem precisa dessa manifestação para se sentir gratificado.

Neste caso não existe o sentimento de superioridade em relação ao seu semelhante, é apenas é uma satisfação pessoal.

Entretanto quando por razões idênticas usa esse orgulho para se elevar diante dos outros, esse homem está sendo um instrumento do ego inferior.

A vida na Terra deve ser conduzida de forma a dar ao homem as condições que precisa para expressar os seus dons e criatividade. Porem é imprescindível que haja equilíbrio em seu interior para essas manifestações, a fim de que isso não o conduza aos atraentes caminhos da vaidade e orgulho inconscientes.

Sabemos quanto é difícil manter essa postura, mas isso faz parte da caminhada evolutiva do homem.

Nessa caminhada o homem se defrontará com inúmeros atrativos para elevar o orgulho que vem sendo aflorado pelas insinuações do ego inferior, sempre alerta para manter-se em primeiro plano.

Diríamos que a experiência terrena é um constante desafio a todos que ignoram os ensinamentos apresentados pelas lições que recebem. Essa aparente indiferença, na verdade é uma fuga que vem se repetindo ao longo do tempo.

Não podemos esquecer que a Terra está vibrando numa frequência mais elevada, mesmo que os seres humanos disso não se apercebam.

Tudo o que vimos assistindo em relação as atitudes dos seres humanos, mostra claramente a preferência em se manterem presos a níveis limitados de consciência, embora o orgulho impeça que enxerguem essas limitações.

São criaturas orgulhosas, independente do nível social, intelectual e moral. Sem que saibam são instrumentos utilizados pelas forças inferiores para manifestar os seus propósitos indignos, pois se prevalecem da fraqueza moral desses seres, mesmo que essa situação os leve a acreditar que são superiores a todos que o cercam.

Discutir consciência e orgulho é perda de tempo. Cada ser receberá a lição que necessita para reconhecer que humildade não humilha ninguém, pelo contrário, faz com que se torne respeitado pelos exemplos de sabedoria e bondade que transmite.

Todos na Terra terão o tempo que necessitam para olhar dentro de si, e enxergar os tesouros que precisam ser trazidos à luz. Serão esses tesouros, ainda sufocados por um falso orgulho, que ativarão no sentir das pessoas sentimentos mais elevados de respeito e aceitação ao nível consciencial de cada um.

Paz a todos!

Melchizedek


ME em 08.06.2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário