Somos seres racionais, portanto, pensamos.
A vida dos seres humanos está pautada em decisões que partem em princípio do seu livre pensar. Mas nem todos usam esse livre pensar de forma adequada e equilibrada, uma vez que se deixam levar por idéias e conceitos que não partiram de si mesmos, apenas foram introjetados por seres mais hábeis na transmissão dos seus interesses.
Assim é o mundo terreno; uns deixam-se conduzir, enquanto outros são conduzidos a bel prazer por inteligências mais aprimoradas.
O livre pensar é uma ferramenta de grande poder, daí a necessidade de estarmos atentos a tudo o que o livre pensar representa no direcionamento de nossas vidas. Como já foi dito, muitos são facilmente iludidos e ludibriados em seu pensar porque são suscetíveis as energias de condicionamento.
Quando nos ligamos a qualquer tipo de condicionamento, na verdade perdemos o rumo do nosso barco, permitindo que ele seja invadido por forças estranhas ao seu navegar deixando-o à deriva até o momento que possa ser socorrido ou do seu naufrágio.
O livre pensar não é tão simples quanto aparenta ser, na verdade, essa liberdade de pensamento acarreta responsabilidades sobre a nossa vida e consequentemente sobre àqueles que estão próximos de nós.
O livre pensar tem como base muita responsabilidade, pois como seres divinos em busca de crescimento é necessário que estejamos constantemente vigilantes e abertos a novos aprendizados.
Nem tudo que vemos e sentimos deve ser aceito incondicionalmente. Daí a necessidade de uma filtragem e melhor avaliação pelo crivo da razão. Sabemos como é prejudicial aceitar tudo que nos mostram sem uma prévia análise. E sabemos também como é fácil ser seduzidos por uma boa retórica, ou por demonstrações outras que acabam nos envolvendo em tramas que trarão enormes prejuízos a vida cotidiana.
O livre pensar é uma ferramenta que possuímos para ser usada em prol do nosso desenvolvimento, entretanto, é fundamental que aprendamos a lidar com ela, cuidando para que se mantenha sempre disponível para uma acareação entre a verdade e a utopia.
Crescimento e evolução, é isso. É estarmos abertos e vigilantes para que não sejamos instrumentos de manobra daqueles que visam a nossa derrocada na caminhada evolutiva.
O livre pensar deve acima de tudo gerar uma sensação de liberdade e nunca de dependência.
Paz!
ME em 06.08.07
Nenhum comentário:
Postar um comentário