sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

SOLIDÃO




Como interpretar esse sentimento denominado solidão?

A solidão normalmente é sentida como abandono, esquecimento de que existimos, de que precisamos ter alguém perto de nós se ocupando do nosso viver.

É triste ver como nos entregamos a emoções, que a bem da verdade sequer nos pertencem.

São emoções que foram introjetadas pelo expressar e sentir de pessoas que se fecham no seu pensar, que não buscam, ou mesmo aceitam, outra visão que lhes mostre a importância que a solidão representaria em suas vidas.

É importante sim, porque se abandonássemos essa forma de olhar e sentir, com certeza enormes janelas de autoconhecimento se abririam diante de nós.

Para aceitarmos a solidão e quão benéfica ela pode ser, necessário se faz que procuremos entendê-la para conhecer como ela poderá nos ajudar.

A solidão na verdade é um sentimento que pode nos ajudar a projetar no exterior, conhecimentos sobre nós mesmos.

Então, porque não aproveitar esses momentos para dirigir um olhar mais compreensivo para dentro de nós, e extrair dali, capacidades que não acreditamos possuir, simplesmente porque nos envolvemos na tristeza do estar só, do coitadinho abandonado que ninguém presta atenção. É fundamental descobrir que somos superiores a tudo isso.

Quantas capacidades ocultas aguardam o momento propício para desabrocharem.

Sendo assim, vamos entrar em nosso interior sem angústia e tristeza, que apenas bloqueiam o que temos de bonito para expressar.
       
Quem sabe se por trás da solidão não se esconde um poeta, um artista, um artesão e tantas qualificações mais que apenas aguardam o nosso olhar, o momento propício para serem colocadas em prática.

E sendo assim, porque dar tanta importância ao que os outros pensam ou sentem em relação a solidão?

Somos seres individuais, portanto, a forma de conduzir nossa vida pertence apenas a nós mesmos.

Não há porque entregar a eles e a sua forma de pensar, as capacidades que nos pertencem, e que apenas aguardam o momento de nos libertarmos de influências que tem como função nos paralisar, exibindo tão somente quadros de abandono e de indiferença.

Portanto, façamos da solidão um tempo para descobrir quem somos, e as possibilidades que temos para desenvolver novos conhecimentos.

Finalmente, solidão é um instrumento muito rico, basta que olhemos para ele dispostos a nos conhecer.

Paz!

ME em 18.12.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário