quarta-feira, 16 de julho de 2014

CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE


Parece incoerente que consciência e responsabilidade gerem conflitos de interpretação.

As pessoas não se dão conta de que nem sempre responsabilidade significa ter consciência.

O campo de abrangência da consciência de um ser humano equilibrado pode ser comparado a uma árvore de grande porte, com muitos galhos e pequenos ramos.

Se interpretarmos o que essa árvore representa como parâmetro com o nível de consciência da humanidade, diremos que ela é portadora de uma simbologia que se enquadra perfeitamente com a evolução dos seres humanos.

Ao olharmos para essa árvore, o que inicialmente nos chama a atenção é a sua estrutura, a firmeza com que prende suas raízes à terra. Em seguida, veremos que através dessa firmeza foram gerados galhos, pequenos ramos, flores e frutos representados pela sabedoria na continuidade da espécie.

Esse conjunto pode ser comparado ao nível consciencial que a humanidade atingirá no transcorrer de sua trajetória neste planeta.

A princípio veremos um ser humano sendo formado, se fortalecendo através da forja das intempéries, adquirindo força e poder, para que em seu interior germinem novos conhecimentos que serão transformados numa consciência mais plena, mais compatível com o aprendizado que vem conquistando em sua caminhada pelo orbe terreno.

A consciência, assim como a árvore, necessita vivenciar muitas experiências, passar pelas intempéries do tempo que significam os chamados para despertar, para que novos ramos ou consciência mais elevada se manifestem, fortalecendo assim, toda a estrutura física para dar continuidade ao seu processo de crescimento.

Responsabilidade é isso, é olhar para essa árvore e sentir como vem sendo tratada. Que respeito é dado as suas necessidades de crescimento. Como vem sendo cuidado cada novo ramo na forma de ensinamentos, e como esses ensinamentos são aceitos e assimilados conscencialmente.

Então, responsabilidade, é cuidar do seu corpo físico, é observar as suas necessidades para que possa se desenvolver e produzir novos rebentos que serão transformados em uma consciência maior. Isso é responsabilidade com o seu caminhar, com tudo que se apresenta na longa estrada da vida.

Olhar esse caminhar com respeito, corrigindo aqui e ali, as pequenas deformações dos rebentos que surgem para gerar insegurança nos seus passos.

A árvore passa por muitas etapas e desafios durante o seu crescimento até atingir a plenitude e a firmeza que nenhuma tempestade será suficientemente forte para desestabilizá-la.

Em todas as fases de crescimento ela foi se fortalecendo e aceitando as tempestades que serviram apenas para transformá-la, criando assim, as suas próprias defesas.

Assim são os seres humanos que também necessitam vivenciar desafios, ou as tempestades que os fortalecerão despertando respeito ou responsabilidade pela sua existência através de uma consciência mais elevada.

Os homens e a natureza têm os mesmos desafios a serem cumpridos. A diferença é que a natureza vai se adequando as suas necessidades e assim se fortalecendo a cada novo ciclo.

Os seres humanos ainda resistem às imposições que a vida coloca diante deles. Por isso, reagem de forma contrária, sem compreender que ali está mais uma lição para que se tornem mais fortes e consigam galgar um novo degrau de crescimento e evolução.

Tempo virá em que os homens e a natureza se integrarão de forma responsável e consciente sobre o papel que cada um tem a cumprir no planeta.


Paz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário