segunda-feira, 6 de março de 2017

DESPERTAR CONSCIÊNCIA?

Para atingir a plenitude do verdadeiro despertar da consciência é necessário superar etapas que estão vinculadas a realização desse objetivo.

O despertar começa conosco, na forma que conduzimos, entendemos, e aceitamos a vida do jeito que ela se apresenta diante de nós.

Não basta tão somente nos arvorarmos como seres dedicados as causas alheias. É verdade que isso faz parte do pacote, entretanto, não é tudo.


O despertar da consciência - hoje tão propagado por todos que estão ligados a escolas esotéricas, místicas e espiritualistas - exige de cada ser uma avaliação mais acurada sobre a forma que se vê vivenciando uma experiência evolutiva no planeta.

Cada um trás dentro de si propensões que induzem a inúmeras situações. Sabemos que dentre elas, uma ocupa um espaço maior para reflexão.  E aí é que começamos a perceber até que ponto entendemos o despertar da consciência.

Se nos dispusermos a observar os acontecimentos do nosso cotidiano, perceberemos que por razões diversas caminhamos ligados no piloto automático, ou seja, inconscientemente.

Sendo assim, então o que vem a ser consciência?

Vamos enumerar algumas situações que não são observadas como deveriam.

Confiança: Será que confiamos totalmente em nós? Se assim fosse, seriamos mais seguros, independentemente do que os outros possam pensar ou dizer. A nossa vida transcorreria com mais verdade, porque a confiança seria a força motriz do caminhar.

Amor: O que entendemos como amor? A grande maioria vincula o amor a sentimentos de posse, domínio, e também como uma forma de manipular o outro. Isso é amor? O verdadeiro amor liberta, e não se presta a esse jogo de posse.

O amor deve começar por nós mesmos. Será que nos amamos? Então, por que tantos desequilíbrios emocionais gerados pelo autoabandono?

Respeito: Como devemos entender esse atributo denominado respeito? Em princípio, devemos nos autorrespeitar, vigiar pensamentos destrutivos, atitudes comportamentais, atuação no palco da vida, alimentação, etc.

Somente conscientes disso é que estaremos aptos a respeitar o outro e as suas limitações, tanto no grupo familiar, profissional e de relacionamentos, incluindo a fauna e a flora. Esse é um dos princípios básicos para a conquista de uma consciência mais abrangente.

Uma reflexão sobre as observações acima ajudará a ampliar horizontes, e a partir dessa premissa, desenvolver uma consciência mais voltada para a sua própria evolução.

Essas são as razões pelas quais a humanidade ainda não consegue assimilar o verdadeiro sentido do despertar da consciência.

Estas são apenas algumas razões para exercitar o despertar.

Paz e luz a todos!

Sandalfon


ME em 20.10.2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário